quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Desenhando Gráficos (System.Drawing)

  • Classes
    • Bitmaps: Encapsula um GDI+ bitmap, que é um pixel de uma imagem e seus atributos. Esta classe é utilizada para se trabalhar com imagens que são definidas por pixels. Esta classe é utilizada para se carregar ou salvar imagens.
    • Brush: Define os objetos que preencherão interiores de formas geométricas
    • Brushes: São pinceis coloridos, evitando a herança da classe Brush, não pode ser herdada
    • colorConverter: Converte as cores de um tipo para outro
    • colorTranslator: Traduz cores para e de estruturas  GDI+. Não pode ser herdada
    • font: Formata textos
    • fontConverter: Converte fontes de um tipo para outro.
    • fontFamily Agrupa Fontes
    • graphic s: usado toda vez que houver manipulação de imagens
    • icon: Usado para manipulação de ícones
    • iconConverter: Converte um ícone de um tipo para outro
    • image: Funcionalidades para o Bitmao e para o MetaFile.
    • imageAnimator: Animação em imagens com frames
    • imageConverter: Coverte imagens de um tipo em outro
    • ImageFormatConverter: Converte cores de um tipo em outro
    • Pen: Objetos para desenhar linhas, curvas e flexas. Não pode ser herdado
    • Pens: Pen de várias cores evitando a instancia da classe pen. Não pode ser herdado
    • pointConverter: Converte um objeto do tipo point em outro
    • retangleConverter: Converte retângulos de um tipo em outro
    • region: Descreve o interior de retângulos. Não pode ser herdada
    • sizeConverter: Converte de um tipo em outro
    • solidBrush: Brush de uma so cor, ano pode ser herdado
    • stringFormat: Informações de layout de texto, alinhamento, espaçamento
  • System.Brushes: Tem em suas propriedades Solid Brush, que é a cor de um elemento.             
  • System.Colors: Cada uma de suas propriedades e de uma cor
  • System.Colors: Especificas as fontes da tela.
  • System.Icons: Cada propriedade e um ícone
  • System.Pens: Cada Propriedade e uma pen de um tamanho de uma cor diferente
    • textureBrush: Cada classe é um brush que utiliza uma imagem para preencher o interior da sua forma
    • toolBoxBitmapAttribute: Associa um ícone a um controle no design do form
    • characterRange: Posições de um caracter um uma string
    • color:  Uma cor
    • point: Par ordenado (x,,y), sendo estes valores sempre inteiros, representando uma posição
    • pointF: Par ordenado (x,,y), sendo estes valores do tipo Float, representando uma posição
    • rectangle: Conjunto de 4 inteiros representando a localização e o tamanho de um  retângulo.
    • rectangleF: Conjunto de 4 float representando a localização e o tamanho de um  retângulo.
    • size: Par ordenado de inteiros, representado altura e largura.
    • sizeF: Par ordenado de Float, representado altura e largura.
  • Representado o tamanho e a localização dos controles
    • A posição e sempre relativa ao canto superior esquerdo
    • Para se especificar uma posição é necessário q a Location = new Point(x,y)
    • Para se especificar um tamanho é necessário que Size = new Size(x,y)
  • Representando a cor dos controles
    • Utiliza-se a structure Color.nome da cor
    • Color.FromARGB(R,G,B); donde RGB são as cores primarias.
  • Desenhando linhas e formatos
    • Instanciar o objeto do tipo Graphics(System.Window.Form.Control.CreateGraphic)
    • Inatanciar um objeto do tipo pen
    • Chamar um objeto de graphic para desenhar usando a pen
    • Métodos
      • Clear: Limpa a superfície e preenche com uma cor específica
      • drawElipse: Desenha uma elipse ou um círculo limitado por um retângulo com suas especificações
      • drawIcon, drawIconUnstretched: desenha a imagem representada pelomicine no lugar especificado sem resize
      • drawImage, drawImageUnscaled , drawImageUnscaledAndClipped: Desenha a imagem no local especificado, sem resize nem cortes
      • drawLine:Desenha uma linha ligando dois pontos de uma coordenada
      • drawLines:Desenha uma serie de segmentos de linha conectando um array u array de Points
      • drawPath: Desenha uma serie de linhas e curvas conectadas
      • Draw pie: Desenha uma elipse especificada por um par coordenado e duas linhas radiais. Tipo uma fatia de pizza.
      • drawPolygon: Desenha uma figura com três ou mais lados definido por um array de point
      • drawRectangle: Desenha um quadrilátero especificado por um par coordenado
      • drawRectangles:Desenha vários Retângulos especificados por Retangles
      • drawString: Desenha um texto coma fonte e o brush especificado
        • Para todos estes métodos e necessário que um objeto pen seja especificado
    • Customizando Pens
      • Pen.dashStyle: Dash ------------
DashDot -.-.-.-.-.-.-.-
DashDotDot -..-..-..-..-..
Dot ................
Solid __________________
      • Pen.startCap e Pen.endCap: Recebem uma estrutura lineCap, para criarem as pontas das linhas, que podem ser setas, bolinhas, etc
    • Preenchendo Formas
      • Funciona do mesmo jeito que o draw, que ao invez de utilizarmos o Pen , usaremos brushes, so que brushes são abstratos e precisam que um de seus filhos sejam instanciados.
      • System.Drawing.Drawing2D.HatchBrush: BrushRetangular preenchido com fore e backcolor
      • System.Drawing.Drawing2D.linearGradienteColor: o preenchimento e feito com um gradiente.
      • System.Drawing.Drawing2D.PathGradienteBrush: Entre os pontos setados existe uma cor bem clarinha q vai sumindo
      • System.Brush .SolidBrush:Brush comum de uma so cor
      • System.Brush .TextureBrush: Brush feito com imagens
    • Trabalhamdo com imagens
      • A classe Image(System.Drawing.Image)
        • O objeto é criado apartir do método Image.fromFile quando for um arquivo, ou Image.fromStream quando for um Stream
      • A classe Bitmap(System.Drawing. Bitmap)
        • Usado para imagens estaticas e  System.Drawing.Imaging.Metafile para imagens animadas. Ambas são hedadas de Image. O amis comum é o bitmap que tem os métodos
          • getPixels: Retorna a cor do pixel
          • setPixel: atribui a cor de um pixel
      • Graphics.DrawImage: Pode ser usado na hora de se carregar uma imagem passando como parâmetro uma variedade de opções como tamanho, posição, etc..
      • Graphocs.DrawIcon ou Graphocs.DrawIconUnstretched: Usado para trabalhar com icones
      • Formatando Textos
        • Adicionado imagens aos textos
          • Class Font com variados construtores, incluindo font-family, tamnho estilo, etc.
          • Para se controlar o stextos dispomos da Classe stringFormat cujos membros são
            • alignment: Alinhamento horizontal
              • Center: Centro
              • Near: á Esquerda
              • Far: Á Direita
            • formatFlags: Valor da enumeração stringFormatFlags:
              • directionRightToLeft: Texto da esquerda para a direita
              • directionVertical: Alinhado verticalmente
              • displayFormatControl: Caracteres são mostrados no resultado como um símbolo
              • fitBlackBox: Os strings podem ultrapassar o retângulo que os delimita
              • lineLimit: Impede q o texto seja cortado pelo limite do retângulo, mostrando mostrando assim somente linhas inteiras
              • measureTrailingSpaces: Inclue o espaço que existe no final de cada linha.
              • noClip: Não corta as figuras e textos que ultrapassam o retângulo.
              • noFontFallBack: Transforma as fontes que não existem em quadrados vazios
              • noWrap: uma so linha

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